quarta-feira, 20 de maio de 2009

Entrevista com corredor iguaçuense, Alex Santos

Alex dos Santos: a história de um campeãoDepois de seis anos e 26 dias, ele muda de “pista” e segue a passos largos em busca de um sonho

Dani Rodrigues - Click Foz do Iguaçu
Fotos: Daniele Rodrigues/Click Foz do Iguaçu

Alex dos Santos, mararonista e "garoto propaganda" da 3ª Meia Maratona das Cataratas

Um menino de família humilde, que mora com os pais, duas irmãs e dois sobrinhos, num bairro simples de uma cidade no interior do Paraná. O estilo de vida modesto nunca permitiu sonhar muito ou estudar. A prioridade era trabalhar e ajudar no sustento da família. Seu emprego, por exatos seis anos e 26 dias foi de coletor de lixo. Eis que, aos 28 anos de idade, o destino muda radicalmente para esse brasileiro e ao invés de correr atrás de um caminhão de lixo ele tem a opção de correr atrás de um grande sonho – ser maratonista profissional. O enredo é perfeito para um filme, mas é vida real e aconteceu em Foz do Iguaçu/PR, com Alex Denis dos Santos.

Essa mudança de vida aconteceu há poucas semanas – mais precisamente no dia 04 de maio de 2009 - quando uma empresa da cidade resolveu investir no atleta. Atualmente, ele recebe uma ajuda de custo e vitaminas para treinar e representar a Cataratas do Iguaçu S.A., uma concessionária do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), em provas de corrida pelo Brasil, especialmente a Meia Maratona das Cataratas, promovida pela própria empresa e que atrai atletas de renome no cenário internacional.

Destino, determinação, sorte, estar no local certo na hora exata, não importa ao que se atribui, o fato é que esse jovem iguaçuense trocou uma vida difícil de coletor de lixo para se dedicar ao atletismo. Ganha com isso Alex, que agora exibe de maneira ainda mais contagiante seu largo sorriso; o esporte, porque o atleta promete; e a cidade que ganha mais um representante Brasil afora para se orgulhar.

O Click Foz do Iguaçu convidou Alex para um passeio aonde essa mudança começou, no Parque Nacional do Iguaçu. Confira essa conversa e conheça um pouco mais da história desse personagem que parece saído de um roteiro cinematográfico, mas, é bem real.

ClickFoz – Como começou sua relação com o atletismo?

Eu sempre gostei de corrida, porque acho um esporte bonito, sem agressão e que permite fazer muitos amigos. Mas nunca tive oportunidade em Foz do Iguaçu. Então, quando vi pela primeira vez uma propaganda da 1ª Meia Maratona das Cataratas (2007), em um dia que estava fazendo a coleta aqui dentro (no Parque Nacional do Iguaçu) tive a idéia de participar. Quando fui perguntar como fazer a inscrição, soube que estava encerrada há uma semana. Dai falei com minha amiga Carla (auxiliar de enfermagem das Cataratas S.A.) e ela me ajudou. Ela ligou para o Adélio (gerente comercial da Cataratas S.A) e ele fez minha inscrição.

ClickFoz – Mas você nunca tinha corrido profissionalmente antes e nem teria tempo de treinar. Como foi sua estreia em uma prova profissional, ainda mais desse porte?

Como fiz a inscrição na última semana só deu tempo de treinar três dias antes da prova. Eu corri 14 quilômetros a cada dia e vim tentar. Consegui ficar na 28ª posição. Nem acreditava. Eu cruzei o portão do Parque entre os seis primeiros colocados. Depois, no quilômetro 15 fui caindo e perdendo posição e acabei chegando em 28º lugar. Mas comemorei muito.

ClickFoz – Depois disso, começou a treinar efetivamente e a participar de outras provas?Nessa minha primeira prova oficial conheci vários corredores de Foz do Iguaçu. Eles ficaram surpresos com minha colocação e me ajudaram passando orientações sobre como treinar para melhorar meus resultados. Fui fazendo o que me orientavam e treinando por conta.

ClickFoz – Além da Meia Maratona das Cataratas, de quais provas participou nesses dois anos?

Corrida da Tríplice Fronteira, Maratona Internacional das Águas (Sesc), provas do Sesc em outras cidades, como Curitiba e Toledo, São Silvestre, a prova de revezamento de 150 km em Florianópolis (era um dos 12 atletas a representar Foz do Iguaçu), Corrida da Policia Militar (na qual ficou em 2º lugar, a melhor posição da sua carreira, em 1º/05/2008), Corrida da Marinha, Corrida dos Bombeiros e muitas outras na região.

ClickFoz – Agora que está com dedicação total ao esporte como são os treinos?

Corro cinco ou seis vezes por semana por cerca de duas horas em diferentes percursos. Procuro alternar para ganhar resistência. Atualmente, estou treinando para a 3ª Meia Maratona das Cataratas e para a 3ª Maratona Internacional das Águas (Sesc), que será no dia 27/09.Depois que parei de trabalhar na coleta de lixo melhorou muito. As pessoas não imaginam como é sofrido. Trabalhar nesse serviço e ainda correr sobrecarregava demais meu corpo. Quantas vezes, trabalhei pesado na véspera da prova e no outro dia cedo estava lá fazendo o máximo para alcançar um bom tempo, mas o corpo não respondia. Essa mudança me ajudou demais. Quero dar continuidade no esporte, quero ser atleta. Por seis anos e vinte e seis dias trabalhei com coleta de lixo e agora sou maratonista. Não dava pra conciliar os dois porque atrapalhava demais meu desempenho na pista.

ClickFoz – Qual a maior dificuldade da Meia Maratona das Cataratas?

A maioria dos atletas reclama da subida, mas eu não me importo. Tenho uma boa resistência. O que me incomoda mais são os buracos na estrada. A rodovia está feia. Dentro do Parque ainda podemos correr na faixa da esquerda que está melhor, mas fora do Parque é complicado correr.

ClickFoz – Como é correr ao lado de ícones do atletismo nacional, como Franck Caldeira, e até internacionais, como o caso dos quenianos da elite que já confirmaram presença nesta edição da Meia Maratona?

Correr ao lado de Franck Caldeira é uma honra, um prestígio e uma alegria. É um aprendizado e uma experiência também. Além disso, meus amigos me verem realizando um sonho como esse é difícil de explicar o que passa na minha cabeça. Tenho paixão por correr e estou realizando um sonho. Correr ao lado de Franck Caldeira é um motivo a mais para eu ficar feliz com tudo o que está acontecendo.

ClickFoz – A mudança começou em 2007, quando uma propaganda reacendeu sua antiga paixão pela corrida. Na época teve apoio e participou da 1ª Meia Maratona sem muitas pretensões, afinal não teve tempo de treinar. Mesmo assim, obteve uma ótima colocação (28º lugar). Na edição seguinte, em 2008, mesmo correndo depois de um dia exaustivo de trabalho chegou em 24º lugar. Este ano chega com condições melhores - se dedicando apenas aos treinos - e, ainda, como “garoto propaganda da prova”. Como se sente com essa responsabilidade e com a mudança de papel - de coadjuvante a destaque?

Uma alegria que não tem tamanho. Só posso ficar honrado e feliz por acreditarem em mim. O Adélio (gerente da Cataratas S.A.) e demais gerentes da empresa estão me ajudando muito. Sou muito agradecido e prometo fazer minha parte para recompensar esse apoio.

ClickFoz – Imagine que hoje é 05 de julho de 2009 e você é o vencedor da 3ª Meia Maratona das Cataratas. A quem você agradeceria?

Nossa, fico nervoso só de pensar (risos). Primeiro eu ajoelharia e beijaria o chão, como sempre faço, e agradeceria a Deus. Depois as pessoas que estão me apoiando muito como o pessoal da Cataratas S.A, minha família e todos os meus amigos que sei que estão torcendo por mim. As pessoas sempre me desejam boa sorte e eu sei que tenho muitos amigos que torcem por mim. Agradeceria a todos de coração!

ClickFoz – Uma das características que as pessoas mais elogiam em você e o fato de estar sempre sorrido. Mesmo quando trabalhava na coleta, um serviço pesado como você mesmo falou, sempre estava alegre. No término das provas, apesar do cansaço, o sorriso continua reinando absoluto em seu semblante. Qual o segredo dessa energia?

Autoestima e estar de bem com a vida sempre. Prefiro não reclamar de coisa alguma e sorrir sempre, por mais difícil que a vida esteja. Com alegria tudo fica melhor!
Nosso passeio, que teve direito a “banho na passarela”, claro, chega ao fim. Como não poderia ser diferente, Alex se despede com seu largo sorriso e uma declaração forte para responder a última pergunta do Clickfozdoiguaçu – “Qual seu grande sonho?”. Ele nem hesita e responde prontamente: “Vencer a Meia Maratona das Cataratas, aonde tudo começou para mim. Não há São Silvestre que seja mais importante que esse título. Um dia eu sei que vou vencer aqui!”
Depois disso, só resta agradecer a simpatia do jovem maratonista e desejar muito sucesso para que o Click Foz do Iguaçu possa entrevistá-lo muitas vezes ainda, de preferência, no pódio.

(Fonte: Click Foz do Iguaçu)

4 comentários:

  1. Ótima entrevista.
    Desejo o máximo de sucesso para este rapaz de Foz do Iguaçú.
    O cara é fera mesmo, correu a 1ª edição da Meia das Cataratas praticamente sem treino e ainda alcansou a 28ª colocação.
    Ele tem tudo pra dar certo.
    Parabéns Cataratas S.A. por acreditar no seu talento.
    E nos vemos dia 05 de julho.
    Abraços.


    --->tutta<---
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu Alex, estamos felizes em apoiar você pelo exemplo que representa e continue acreditando nos seus sonhos porque nós acreditamos em você!
    Fique com Deus,
    Adelio

    ResponderExcluir
  3. esse é meu querido amigo Alex...
    um cara batalhador e guerreiro...
    admiro muito ele.

    abraços
    Reem_ACORREFOZ

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir